24/11/2020

6 maneiras de fazer uma pausa antes de quebrar – Wit & Delight

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6 maneiras de fazer uma pausa antes de quebrar - Wit & Delight 2
Foto de @megangalante

Como visto anteriormente em Wit & Delight

Nota do editor: estamos compartilhando esta postagem que Kate escreveu originalmente no ano passado, para quem precisa de um lembrete para cuidar de sua saúde mental no momento. Por favor, cuidem de si mesmos e dos outros e estejam seguros.


Um dos privilégios de trabalhar para si mesmo é a capacidade de tirar um dia de saúde mental quando necessário. No entanto, para muitos de nós, tirar oito horas inteiras de trabalho para se concentrar em nosso bem-estar é um luxo que não está disponível. Então, o que alguém faz quando está no fim de sua proverbial corda e simplesmente não consegue ?!

Com ou sem dias de doença, aqui estão alguns rituais que pratico quando a tempestade dentro do meu cérebro está furiosa.

1. Pare e respire

Essa é uma das coisas mais simples de fazer, e também, pelo menos para mim, é uma das mais difíceis. Quando estou em pânico, achei melhor parar e ficar quieto. Se encontro um canto calmo do estúdio e concentro-me em respirações uniformes, normalmente fico mais calmo e com a cabeça mais clara.

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2. Dê um passeio

Quando sentar e controlar a respiração não são suficientes, eu ando. Ou, na realidade, eu passo – dando voltas pelo escritório, sem nenhum objetivo ou destino, apenas para mover meu corpo. Se estiver me sentindo particularmente “tempestuosa”, subirei escadas ou darei uma volta no estacionamento. Muitas vezes, uma mudança de temperatura sacode esses sentimentos.

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3. Dê combustível ao seu corpo

Eu vivi o suficiente com minha doença mental para saber quando as coisas passarão de “gerenciáveis” para “NOPE”. Às vezes, posso evitar alguns sentimentos de caos, mantendo-me hidratado e comendo algo saudável (ou, sejamos honestos, chocolate ou algumas batatas fritas). Sabendo que estou estressado, faço o possível para começar com a água e partir daí.

4. Meditar

Não é preciso mentir de bruços ou na posição de lótus para meditar. Pelo que aprendi, a meditação deve estar totalmente no momento. Ultimamente, tenho encontrado meditação em pintura e desenho. Eu sou conhecido por fugir para o meu carro por dez minutos para ouvir rap muito, muito alto como uma forma de meditação. Em uma recente viagem a Los Angeles, comprei uma tigela de canto que uso ocasionalmente para marcar o início e o fim dos rituais diários, como uma longa sessão de escrita ou design. Descobri que isso me ajuda a parar por um momento de gratidão e celebrar as pequenas realizações diárias que merecem atenção.

5. Tenha um bom choro

Às vezes, é simplesmente fantástico chorar. É catarse, em uma de suas formas mais puras.

6. Dormir

Quando tudo mais falha, eu cochilo. Aprendi que muitas vezes um problema não é tão grande, a tarefa não é tão assustadora ou avassaladora quanto parece quando estou cansado. Por mais que eu adorasse tirar uma hora de sono, muitas vezes de 10 a 15 minutos de olhos fechados no sofá é o que eu preciso para começar de novo.

Como você aguenta a tempestade?



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