22/10/2021

Além do Distraído: Dicas para Focar em um Mundo Caótico – Wit & Delight

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Como visto anteriormente em Wit & Delight

Nota do editor: este mês, no Wit & Delight, nosso tema se concentra em por que é tão difícil terminar as coisas. Apresentamos a você artigos sobre esse tópico, desde por que procrastinamos até maneiras pelas quais podemos trabalhar coletivamente para colocar marcas de seleção ao lado das tarefas e objetivos que estamos adiando há semanas ou meses (ou anos).

Para muitos de nós, uma das principais coisas que se interpõe entre o início e o término de qualquer tarefa é a capacidade de nos concentrarmos. Neste mundo nosso, que parece estar se movendo em um ritmo cada vez maior, pode ser difícil manter nossa atenção em uma determinada coisa por tempo suficiente para fazê-la. É por isso que estamos compartilhando este post que a colaboradora Amy Phariss escreveu em 2018. Com a ajuda dela, faremos nossas tarefas de meio caminho começado e depois reservado para um valor indeterminado. de tempo para Concluído. Nós temos isso.


Vinte anos atrás eu era um colegial prestes a se formar em inglês e história. Durante o meu último semestre, um professor que ministrava uma aula de história chinesa colocou as notas no quadro-negro (sim … quadro-negro).

Foi assim: A, A-, B +, B, B- e assim por diante.

Eu perguntei: “Por que não há A +?”

Ela respondeu: “Nunca, em toda a minha carreira de professor, conheci um aluno cujo trabalho merecia um A +”.

Desafio aceito.

Passei a maior parte de dois meses nas estantes da biblioteca do campus, pilhas de livros no Grande Salto Adiante de Mao amontoados em uma pequena canção de estudo. Era uma sala do tamanho de um banheiro público, com uma pequena janela, uma mesa, cadeira e nada mais. Nada.

Isso foi antes da conexão pessoal à Internet, laptops ou smartphones. Eu tinha canetas, marcadores, cartões de nota, livros e papel. Levei frutas como meu lanche. Eu nem bebi café naquela época.

Eu li, tomei notas e destaquei as notas em pedaços de três horas. Então, levantei-me e andei pela biblioteca, talvez pegue um sanduíche Chick-fil-A e voltei ao trabalho. Eu fiz isso várias vezes por semana.

Vinte anos depois, eu não consigo nem ler um artigo on-line inteiro sem parar para verificar o e-mail, ler uma mensagem de texto, tomar uma xícara de café ou passear no eBay para ver se um vestido Ace & Jig pode estar disponível por menos de $ 100. Com o ataque da tecnologia pessoal, a multitarefa da maternidade e a beleza do envelhecimento, meu tempo de atenção deu um mergulho que pareceu algo que me deixou perpetuamente desgastado, improdutivo e frustrado.

“Com o ataque da tecnologia pessoal, a multitarefa da maternidade e a beleza do envelhecimento, meu tempo de atenção deu uma queda que me deixou perpetuamente desgastada, improdutiva e frustrada”.

Por que não consegui mais curtir um livro? Por que demorei uma eternidade para terminar um capítulo? Por que não pude assistir a um programa de televisão sem olhar para o meu telefone? Por que a leitura de uma história de ninar parecia levar vinte minutos quando, na realidade, era menos de cinco? Por que não pude manter conversas significativas durante o almoço sem olhar ao redor da sala, me perguntando se acabei de ouvir meu telefone tocar ou fazer uma lista mental de todas as coisas que me restavam naquela tarde?

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Quando notei esse fenômeno na minha própria vida e nas pessoas ao meu redor, dos meus filhos aos meus amigos e até aos meus pais, comecei a pesquisar maneiras de resolver meu aparente déficit de atenção e comecei a construir um programa lento e sustentável para fortalecer meu foco, aprofundar minha atenção e acalmar minha mente.

Como eu fiz isso?

Não foi um caminho fácil, linear ou simples. Eu li muitos livros sobre o assunto, ouvi palestras do TED, vasculhei artigos e estudos e passei por muitas tentativas e erros.

Mas, ao aplicar novas idéias, técnicas e regras para minha própria vida, descobri que é perfeitamente possível focar em um mundo que é frequentemente caótico e buscar um trabalho, relacionamentos e experiências mais significativos em uma sociedade que muitas vezes parece superficial.

Aqui estão 7 dicas para criar e manter o foco:

1. Faça listas.

Eu aprendi isso com o livro Como fazer as coisas: a arte da produtividade sem estresse. As listas não são apenas folhas de registro de tarefas; eles nos permitem obter toda essa bagunça do que se deve fazer, do que fazer e do que fazer no cérebro e no papel, o que significa que podemos esquecer disso e focar em outras coisas. Penso nisso como um aplicativo em segundo plano em execução no meu telefone ou computador. Está em segundo plano, sim, mas ainda ocupa espaço e velocidade. Escrever listas (de tarefas diárias a metas de longo prazo e quando pagar contas) é como fechar as guias do navegador. Agora, sempre que me sinto desorientado, distraído ou sem foco, sento-me, escrevo uma lista e respiro. É seriamente mágico.

2. Crie zonas sem distrações.

Dependendo do trabalho que faço, estou distraído com coisas diferentes. Se precisar escrever, ficarei distraído com a internet, telefonemas e até roupas. Então, escrevo longe de casa. Se eu precisar fazer tarefas domésticas, ficarei distraído com as refeições, telefonemas ou a Internet. Então, eu uso o Audible, que me distrai das outras distrações, mas me permite esfregar o chão ou dobrar a roupa. O objetivo é saber quais distrações você está enfrentando para cada tarefa que está tentando realizar e lidar com essas distrações específicas. Tem um plano. Crie uma zona. Suas zonas serão diferentes dependendo da tarefa, mas limitar as distrações é essencial para poder se concentrar.

3. Limite a interação de baixo nível em toda a diretoria.

Existem muitos níveis de interação. Há televisão de baixo nível, leitura, alimentação e conversação. E, é claro, há uma interação de nível superior em todos esses reinos e além. Quando parei de ler artigos inúteis on-line e concentrei minha atenção, mesmo em meu tempo de inatividade, em materiais de maior qualidade, notei que meu cérebro treinava para procurar isso o tempo todo. Eu estava mais envolvido mentalmente, em vez de simplesmente surfar e filtrar lixo, e meu cérebro parecia pegar essa linha de base e redefinir. Se eu quisesse me concentrar em um envolvimento de maior qualidade para certas partes da minha vida, precisava manter essa linha de base a maior parte do tempo, não apenas quando estava trabalhando em um projeto de escrita ou lendo um romance clássico. Ao elevar meus padrões em termos do que estou disposto a me envolver, meu foco e atenção também se fortaleceram.

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4. Aproveite ao máximo o tempo de inatividade.

Isso fala do ponto acima sobre envolvimento de maior qualidade, mas quando parei de ver meu tempo de inatividade como um tempo descartável e descartável, a vida ficou muito mais interessante. Agora os banhos são o momento perfeito para ler um capítulo de um grande romance, em vez de fofocas sobre celebridades no meu telefone. Esperar na fila do carro na pick-up na escola é um momento para fechar os olhos e meditar por alguns minutos ou concentrar-me na respiração. Enquanto cozinho, ouço jazz em vez de crianças discutindo ao fundo. Não vejo mais nada do meu tempo como descartável, e o resultado foi dramático. Em vez de oscilar entre períodos de profundo engajamento e total desengajamento, nosso cérebro encontrará um equilíbrio muito mais estável quando permanecermos engajados, mesmo durante nosso tempo de inatividade.

5. Pratique Intensidade de Bolhas.

Em seu livro intitulado Trabalho Profundo, Cal Newport sugere aumentar o foco através da prática, principalmente ao trabalhar com “intensidade intensa”. Esse é o tipo de trabalho que eu fiz na faculdade, tentando tanto o A +. Concentrei-me intensamente por horas em um assunto, desligando tudo fora do minúsculo cubículo de estudo. Reconhecendo que perdi a capacidade de me concentrar com intensidade intensa, comecei (como Newport sugere) a recuperá-lo com sessões agendadas. Eu escolhi a leitura como meu programa de treinamento, embora você possa escolher codificação, culinária, jardinagem etc. O objetivo é praticar o foco intenso por períodos cada vez mais longos. Comecei a ler e descobri que só sabia ler sem distrações por cerca de sete minutos. Sete! Eu me comprometi a praticar uma vez por semana e, em um mês, estava lendo por uma sólida meia hora antes de me distrair. Trabalhei até uma hora em romances e uma hora e meia em pesquisas. É preciso tempo e esforço, mas, como treinar qualquer outro músculo, com consistência, você pode voltar a um foco intenso e intenso.

6. Agende uma distração.

Eu achava que precisava agendar meu tempo para prioridades e fazer as coisas, mas aprendi que o que realmente preciso agendar e prestar atenção são as coisas que me distraem. Agora reservo um tempo para verificar e-mails, fazer compras on-line, falar ao telefone ou FaceTime com a família. Quando comecei a agendar aquelas atividades que muitas vezes acabam me distraindo, elas pararam de me tentar ao longo do dia. Eu sabia que chegaria a enviar e-mails em um determinado horário, então a tentação de verificá-lo ao longo do dia diminuiu visivelmente. O agendamento de distrações os mantém sob controle e nos permite seguir em frente com o dia sem distração FOMO.

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7. Inicie Tarefa única.

Gostamos de glorificar duas coisas: multitarefa e ocupação. Nenhum dos dois é eficaz, e eu descobri que ambos são os principais distratores. Multitarefa, para mim, significa não fazer nada bem. Sim, estou “ocupado”, mas não sou produtivo. Além disso, muitas vezes eu cometo erros através da multitarefa e passo mais tempo repetindo meu trabalho. Além disso, sinto pressão e estresse por comprometer demais, mesmo que seja apenas para várias guias no meu navegador. Agora, eu mono-tarefa. Se estou lavando a louça, lavo a louça. Eu também concluo as tarefas completamente. Eu não lavo metade da louça, não lavo metade do banheiro ou escrevo metade de um artigo. Decido qual é o meu objetivo, concentro-me inteiramente nessa coisa e concluo-a até a conclusão. Os resultados são surpreendentes. Sinto um sentimento de realização tão forte, muito menos estresse e ansiedade, e sou muito mais produtivo quando paro de tentar fazer tudo ao mesmo tempo.

Agora, eu mono-tarefa. Se estou lavando a louça, lavo a louça. Eu também concluo as tarefas completamente. Eu não lavo metade da louça, não lavo metade do banheiro ou escrevo metade de um artigo. Decido qual é o meu objetivo, concentro-me inteiramente nessa coisa e concluo-a até a conclusão. Os resultados são surpreendentes.

Há lados opostos em tudo, da tecnologia ao exercício, às amizades e muito mais. Todo novo aprimoramento ou desenvolvimento tecnológico tem o potencial de revolucionar nossas vidas, tanto positiva quanto negativamente. Em um mundo que funciona com energia frenética, onde as listas de tarefas têm uma milha de comprimento, as informações estão chegando a nós de todas as direções e o fechamento é quase impossível, sintonizar minha própria vida e hábitos me permitiu sair do trem de ocupação e tornar-se mais atencioso, engajado e produtivo. A ironia é que, ao fazer menos, não apenas produzi mais, mas me diverti mais, senti uma conexão mais profunda e senti muito menos estresse do que quando eu estava constantemente tentando fazer tudo, ler tudo, ouvir tudo e seja tudo.

Talvez nunca mais me sente em um pequeno cubículo de estudo e me debruçarei sobre as estratégias militares de Mao, mas minha vida ainda exige a capacidade de me concentrar – intensamente e de outra forma – para fazer meu melhor trabalho e aproveitar os frutos de todo esse trabalho. Do meu relacionamento com meus filhos, da minha escrita à minha capacidade de manter a casa funcionando, minha arma secreta é a minha capacidade de sintonizar em vez de optar mentalmente.



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