24/07/2021

Covid-19 e sistema imunológico | Querida Kitty Kittie Kath

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Ainda estamos lutando com o inimigo invisível, o COVID-19, e você deve ter ouvido desde o início da pandemia que um corpo saudável é uma de nossas armas contra essa infecção viral. É obrigatório fortalecer o sistema imunológico e existem micronutrientes que precisamos para

O mundo como o conhecemos mudou devido ao ataque repentino de uma infecção viral, com a pandemia do COVID-19 paralisando as economias e mantendo-nos em nossas casas por um período sem precedentes. Essa nova realidade que estamos enfrentando nos tornou mais conscientes de nossos hábitos, e é crucial agora mais do que nunca ser diligente com esforços proativos em saúde e segurança.

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Covid-19 e sistema imunológico
imagem de pexels.com

As doenças e infecções virais nem sempre discriminam quem irá infectar. É importante seguir várias práticas de saúde pública para ajudar a reduzir a propagação da infecção. Apoiar o sistema imunológico com nutrição adequada é outra maneira importante e paralela de ajudar a reduzir o risco e o impacto das infecções por vírus.

Em um esforço para informar ainda mais o público sobre os benefícios dos nutrientes, foi feita uma revisão independente das evidências científicas globais sobre os papéis dos nutrientes no apoio à resposta imune, incluindo resposta contra infecções virais. O estudo foi composto por um painel de especialistas, convidado pelo Prof. Manfred Eggersdorfer, Ph.D, Professor de Envelhecimento Saudável no University Medical Center Groningen, na Holanda. Ele atua como membro do Conselho Consultivo da Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg e é autor de inúmeras publicações nas áreas de vitaminas, inovação em ingredientes nutricionais, revisor de uma variedade de periódicos e editor associado do “International Journal Pesquisa sobre Vitaminas e Nutrição ”.

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Os resultados da pesquisa mostram uma forte relação no papel de nutrientes específicos no apoio à saúde imunológica na redução do risco, duração e gravidade das infecções virais. A suplementação de nutrientes sobre uma dieta bem equilibrada pode ajudar a diminuir o risco de infecção e desempenhar um papel na recuperação mais rápida.

Com as restrições à mobilidade e o distanciamento físico diminuindo lentamente, aqui estão algumas maneiras de como você pode apoiar ainda mais seu sistema imunológico a combater o risco de uma infecção viral.

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Vitamina A, C, D, zinco e ácidos graxos ômega-3

O painel de especialistas confirma que os nutrientes trabalham juntos para apoiar um sistema imunológico eficaz e reduzir o risco de infecções virais, incluindo infecções do trato respiratório. Estes incluem as vitaminas A, C, D, zinco e ácidos graxos ômega-3. Para melhores resultados, é desejável garantir a ingestão de quantidades adequadas para ajudar a apoiar o sistema imunológico.

Deficiências ou baixo status em nutrientes têm o potencial de afetar negativamente a função imunológica do corpo e, portanto, podem diminuir a resistência a infecções. Como apoiado nos dados do COVID-19, são os idosos que são especialmente vulneráveis, porque possuem sistemas imunológicos relativamente mais fracos, podem sofrer de comorbidades e fragilidade nutricional e, portanto, muitas vezes não têm uma ingestão e absorção inadequadas dos nutrientes essenciais.

Laranjas, Peixe e Carne

Embora existam maneiras de consumir naturalmente os nutrientes necessários com uma dieta saudável e bem equilibrada, os suplementos nutricionais são uma maneira conveniente e eficiente de garantir a ingestão adequada, ajudar a eliminar lacunas na nutrição e adicionar suporte ao sistema imunológico.

Para um sistema imunológico forte, uma ingestão de 200 – 500 mg / dia de Vitamina C é recomendado para pessoas saudáveis. Isso pode ser conseguido comendo três laranjas ou dois kiwis todos os dias ou tomando um suplemento. Os requisitos de vitamina C mudam dependendo do estado de saúde de uma pessoa, e uma ingestão de 1 a 2 g por dia é útil para pessoas que estão doentes.

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Vitamina D também é eficaz na redução do risco de infecções do trato respiratório. Estudos demonstraram que uma ingestão diária de 2000 UI é ideal. O peixe gordo é rico em ácidos graxos ômega-3. No entanto, se for difícil comer 2-3 porções de peixe gordo por semana para atingir a quantidade recomendada, um suplemento de ácidos graxos ômega-3 (EPA e DHA) no valor de 250 mg por dia seria uma boa alternativa.

Zinco, embora não seja armazenado no corpo, é encontrado na maioria das carnes que consumimos. Os alimentos ricos em zinco são caranguejo, carne, porco e frango, vegetais como cogumelos e couve; grão de bico, lentilha e feijão também são fontes muito boas de zinco, com a ingestão recomendada de 8 a 11 μg por dia.

É bom observar que, embora a suplementação nutricional não necessariamente impeça infecções ou cure a infecção, ela pode ajudar a diminuir o risco de adoecer, sintomas e duração, além de ajudar a facilitar a recuperação. Portanto, uma defesa imunológica resiliente é importante para ajudar a reduzir o risco ou gerenciar as implicações de infecções virais.

Para saber mais sobre o estudo, você pode consultar o seguinte:

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