21/01/2021

O exercício de aterramento que inicia meu dia na melhor nota

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


“Ontem é história, amanhã é um mistério, hoje é uma dádiva.” – Bil Keane


Estou escrevendo este ensaio dois dias antes de meu filho mais novo completar três anos. Ela é a personificação viva de como cada dia pode ser fugaz. Às vezes, ela cresce com a hora da soneca ou acorda com um vocabulário totalmente novo e expressões faciais de adolescente.

No entanto, na maioria das vezes, em vez de notar essas pequenas mudanças em meu diário, ou de me maravilhar com o quão incríveis esses pequenos humanos podem ser, eu me descobri mais focado nas minhas preocupações do dia.

Estou preocupado com a máquina de lavar louça cheia que precisa ser esvaziada. Estou pirando com as amostras de tinta. Estou me perguntando como posso fazer tudo antes do final do dia. Tenho um pé no passado e o outro no futuro. Isso foi até 2020 rolou para a cidade e colocou os freios literalmente tudo.

Ao longo deste ano, tornou-se muito claro a frequência com que nos esforçamos para estar em qualquer lugar que não seja onde nos sentimos mais em casa: em nossos corpos, no momento presente.

Ao longo deste ano, tornou-se muito claro a frequência com que nos esforçamos para estar em qualquer lugar que não seja onde nos sentimos mais em casa: em nossos corpos, no momento presente. Eu pensei muito sobre por que é tão bom estar em qualquer lugar, mas aqui. Comecei a estudar meditações sobre o assunto para que pudesse obter uma ajudinha e me sentir mais confortável voltando ao presente, não apenas para mim, mas também para minha família. E enquanto eu olhava, a mesma coisa continuava aparecendo repetidamente como o primeiro passo para voltar para casa no presente: o processo de “aterramento”.

O que é aterramento?

Bem, é a prática de voltar ao corpo. Por meio da respiração, da meditação, de algum tipo de mudança de cenário ou sensação. Quando eu estava procurando uma maneira de incorporar essa prática à minha própria vida, tentei alguns exercícios sugeridos que a princípio pareciam simples demais para serem eficazes. Isso foi até depois da primeira tentativa, quando imediatamente senti que tinha voltado ao lugar, como um elástico que precisava de alívio da tensão constante.

Leia Também  Por que eu amo Motorhoming | Blog da mamãe meia-idade

E essa é a sensação de estar de castigo para mim. Isso traz alívio. Paz. Calma.

Vou compartilhar um dos meus exercícios de aterramento simples favoritos com você hoje. Você pode ter ouvido falar disso antes, mas eu estaria disposto a dar um palpite que a maioria de vocês ainda não o incorporou em suas rotinas regulares. Estou compartilhando na esperança de que ajude você a se sentir um pouco mais confortável no momento presente. Por mais clichê que possa parecer, é realmente reconfortante saber que sempre podemos voltar para nós mesmos, não importa o quão selvagem seja o mundo ao nosso redor.

O exercício

Eu ouvi sobre isso pela primeira vez no podcast de Tara Brach em agosto. É chamado de exercício respiratório 4-7-8, o que significa que você inspira por 4 contagens, prende a respiração por 7 contagens e expira contando 8 vezes. Essa técnica cria uma mudança deliberada na respiração o suficiente para que você se concentre apenas na contagem e na sensação de restringir ou resistir a uma expiração.

Prender a respiração por 7 segundos não é exatamente confortável, mas a natureza lenta e deliberada do exercício parece surpreendente na prática, e é difícil se concentrar em qualquer coisa que não seja o momento presente enquanto o faz.

Como eu pratico na minha vida

Eu geralmente pratico isso logo pela manhã. Vou acordar, olhar para fora e tentar voltar ao momento presente antes que as lamentações do dia tomem conta.

Vou levar alguns momentos para me aterrar em meu entorno, focando em todos os pontos turísticos que vejo – as árvores, o céu, a planta ao lado da minha cama. Levarei apenas um minuto para notar minha respiração, que quase sempre é muito superficial. Então, vou me perguntar para ficar confortável. Quando me sentir confortável e calmo (ainda na cama), farei o exercício 4-7-8. Leva apenas duas ou três rodadas de respiração 4-7-8 para sentir-se instantaneamente centrado.

Leia Também  Como os brancos podem ser melhores aliados da comunidade negra - Wit & Delight

Então eu saio da cama.

Na maioria dos dias, só precisarei repetir este exercício nas raras ocasiões em que sentir meu coração disparar ou quando começar a me preocupar, as coisas estão fora do meu controle.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Alguns dias, voltarei a esse padrão de respiração a cada hora, repetindo mais duas ou três rodadas de cada vez. Esses são os dias ruins, aqueles em que me sinto muito ansioso. Esses são os dias em que sei que não preciso apenas de um aterramento, mas também de um cuidado mais intencional, como tirar uma soneca, tirar algo do prato ou me concentrar em completar o que venho evitando.

O que essa técnica me ensinou, no mínimo, é que tenho outra opção além de me preocupar. E não requer nada, exceto minha vontade de respirar com intenção.

O que essa técnica me ensinou, no mínimo, é que tenho outra opção além de me preocupar. E não requer nada, exceto minha vontade de respirar com intenção.

Os benefícios que o exercício oferece

Em tempos de incerteza, quando sentimos que não temos muito controle sobre o futuro, uma das melhores coisas que podemos fazer é simplesmente voltar ao presente – é a única coisa que é realmente tangível para nós.

De certa forma, voltar à respiração dessa maneira é uma forma de meditação mais intencional, para pessoas que não amam meditar. Pode ser muito pedir às pessoas que se concentrem apenas na mediação; a prática pode mudar profundamente sua vida, mas pode levar algum tempo para adquirir o hábito. Uma maneira de começar a se mover em direção à prática de meditação é por meio deste simples exercício de respiração – começando a simplesmente entrar em sintonia com seu corpo e com o momento presente.

Embora eu certamente não seja um profissional médico e sempre recomende falar com um profissional de saúde se você estiver procurando por mais ajuda com ansiedade, na minha própria vida descobri que este exercício de respiração é uma ferramenta incrivelmente útil para ter à mão para momentos em que a ansiedade se apresenta ao longo do dia. Junto com a primeira hora da manhã, é útil antes (ou durante) uma grande reunião ou apresentação, quando surge uma conversa difícil, no final de um dia estressante ou quando você está tentando adormecer à noite.

Leia Também  Ficar no Raffles Dubai nos Emirados Árabes Unidos • The Blonde Abroad

Meu filho, August, está começando a mostrar os primeiros sinais de ansiedade e é incrível como essa e outras práticas simples foram úteis para ele também. Trabalharemos nessa técnica de respiração juntos ou praticaremos contrair todos os músculos de nosso corpo e depois relaxá-los totalmente, e os dois métodos sempre o ajudam a se acalmar.

As práticas de ancoragem são algo que até seus filhos podem entender intuitivamente. Quando você vê isso, percebe quão longe nossos cérebros adultos podem nos levar de estarmos conectados com nós mesmos.

Às vezes, para nos livrarmos de uma espiral de ansiedade, tudo o que precisamos fazer é voltar ao que está bem na nossa frente no momento, de uma forma realmente intencional – para nos concentrarmos em nossa respiração, no que vemos pela janela ou as sensações diminutas em nossos corpos.

Eu os encorajo a experimentar esta técnica por si mesmos e também refletir intencionalmente sobre o que outras coisas ajudariam a começar seu dia com a melhor nota. Descobri que ter curiosidade sobre as coisas que parecem estranhas em nossas vidas é a melhor maneira de encontrar uma solução para elas.

Um brinde para manhãs mais calmas e fundamentadas para todos nós.

Adoraria saber quais são as técnicas de ancoragem que você usa para se sentir mais centrado e presente em sua vida? sou todo ouvidos abaixo nos comentários.



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *